quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Xango,Rei da justiça !!!Kaô Cabecile ...

Xangô

               
Xangô é o Orixá da Justiça e seu campo preferencial de atuação é a razão, despertando nos seres o senso de equilíbrio e amparo. Afinal Quem deve paga e quem merece recebe.
Xangô um dos orixás mais severos em relação ao certo e errado, muito perigoso pedir justiça para xangô, pois a justiça pode não ser a seu favor. Devemos pedir sempre esclarecimento e perdão pelos erros, por ser o deus da justiça Xangô este também associado à sabedoria; aquele que sempre sabe o caminho a ser seguido.
Xangô também se faz presente nos juramentos, toda vez que fazemos uma jura xangô esta ouvindo como testemunha, pois é xangô quem pesará na balança da justiça os erros e acertos de cada um na hora que desencarnar (morrer).
Xangô é a divindade que rege o fogo, o trovão, os raios. Pode através da sua justiça, move favoravelmente ventos, raios, trovões para nos defender e para ganharmos causas. A sua Lei é como a rocha, dura, justa, cega. pois se a nossa demanda for justa ele nos amparará e se não for, aos rigores de sua Lei, seremos chamados e o seu raio de correção virá para cima de nós mesmos.Na pedreira com Iansã, Xangô nos traz o arrojo, a determinação, a fortaleza, a segurança, a firmeza e a sustentação.
Na cachoeira junto com Oxum, nos purifica nos energiza, nos dá vida, vigor, saúde e inteligência. Kaô-Kabecilê!
Falangeiros de Xangô.
Alguns nomes mais comuns apresentados pelos falangeiros de Xangô:
-Xangô sete pedreiras
-Xangô da cachoeira
-Xangô menino
-Xangô Sete Pedras
Os mensageiros de Xangô são a representatividade mais perfeita da força da Umbanda fazendo valer a justiça de pai xangô.
Sua manifestação é tão forte e poderosa não conversam e dançam com as mãos fechadas, alguns preferem ficar de joelhos com grande postura e outros dançam para nos trazer o axé. Lindo é a maneira de trabalho destas entidades das montanhas e pedreiras.
Uma dúvida paira no ar quando vemos algum ponto riscado  de  Xangô, em alguns casos vemos o machado duplo e em outros o machado de um face só que chamamos de machado simples.

O Machado Duplo que alguns chamam de Oxé, é o machado de Xangô, o machado tem duas lâminas, pois representa a justiça e a balança de Xangô, a interpretação deste símbolo é que pra Xangô independe quem seja ele pratica a justiça, seu machado pode pender para qualquer um dos lados tanto para o acusado como para o acusande. Quando invocamos a justiça de Xangô temos que ter certeza pois o machado pode voltar-se para nós mesmos que o invocamos.
Já o Machado Simples, é um machado que representa a ligação com Xangô, normalmente está presente em pontos riscados que se ligam com esta energia, pode representar uma "quebra" de demanda.



Informações sobre Xangô:

Cor :
Marrom escuro
Fio de Contas:
Marrom
Ervas:
Erva de São João, Manacá da serra, Cordão de Frade, Erva de Bicho,Quebra pedra
Símbolo:
Machado e Balança da Justiça
Pontos da Natureza:
Pedreira
Dia da Semana:
Quarta-Feira
Elemento:
Fogo
Saudação:
Kaô Cabecile
Animais:
Tartaruga
Comidas:
Quiabo, batata doce, Pinhão cozido,Rabada
Numero:
12
Data Comemorativa:
Junho
Sincretismo:
São Jerônimo,São João Batista


Pontos/Cantigas de Xangô
1.Pedra rolou Xangô
Lá na pedreira
Segura a pedra meu Pai
Na cachoeira
Tenho o meu corpo fechado
Xangô é meu protetor
Firma seu ponto meu Pai
Pai de cabeça chegou


2.Se meu São João Batista é Xango
Cumpri meu juramento até o fim
                                                                       Se um dia me falta a fé no senhor ,derrube essa pedriera sobre mim !


As Características Dos Filhos De Xangô:

Para a descrição dos arquétipos das pessoas que correspondem a Xangô, deve-se ter em mente uma palavra básica: Pedra. É da rocha que eles mais se aproximam no mundo natural e todas as suas características são balizadas pela habilidade em verem os dois lados de uma questão, com isenção e firmeza granítica que apresentam em todos os sentidos.
Atribui-se ao tipo Xangô um físico forte, mas com certa quantidade de gordura e uma discreta tendência para a obesidade.Por outro lado, essa tendência é acompanhada quase que certamente por uma estrutura óssea bem-desenvolvida e firme como uma rocha.
Tenderá a ser um tipo atarracado, com tronco forte e largo, ombros bem desenvolvidos e claramente marcados em oposição à pequena estatura;
Em termos sexuais, Xangô é um tipo completamente mulherengo. Seus filhos, portanto, costumam trazer essa marca, sejam homens, sejam. Os filhos de Xangô são tidos como grandes conquistadores, são fortemente atraídos pelo sexo oposto e a conquista sexual assume papel importante em sua vida.
São honestos e sinceros em seus relacionamentos mais duradouros, porque para eles sexo é algo vital, insubstituível, mas o objeto sexual em si não é merecedor de tanta atenção depois de satisfeito desejo.
Psicologicamente, os filhos de Xangô apresentam uma alta dose de energia e uma enorme auto-estima, uma clara consciência de que são importantes, dignos de respeito e atenção, principalmente, que sua opinião será decisiva sobre quase todos os tópicos - consciência essa um pouco egocêntrica e nada relacionada com seu real papel social. Os filhos de Xangô são sempre ouvidos; em certas ocasiões por gente mais importante que eles e até mesmo quando não são considerados especialistas num assunto ou de fato capacitados para emitir opinião.
Porém, o senhor de engenho que habita dentro deles faz com que não aceitem o questionamento de suas atitudes pelos outros, especialmente se já tiverem considerado o assunto em discussão encerrado por uma determinação sua. Gostam portanto, de dar a última palavra em tudo, se bem que saibam ouvir. Quando contrariados porém, se tornam rapidamente violentos e incontroláveis. Nesse momento, resolvem tudo de maneira demolidora e rápida mas, feita a lei, retornam a seu comportamento mais usual.
Em síntese, o arquétipo associado a Xangô está próximo do déspota esclarecido, aquele que tem o poder, exerce-o inflexivelmente, não admite dúvidas em relação a seu direito de detê-lo, mas julga a todos segundo um conceito estrito e sólido de valores claros e pouco discutíveis. É variável no humor, mas incapaz de conscientemente cometer uma injustiça, fazer escolha movido por paixões, interesses ou amizades.
Os filhos de Xangô são extremamente enérgicos, autoritários, gostam de exercer influência nas pessoas e dominar a todos, são líderes por natureza, justos honestos e equilibrados, porém quando contrariados, ficam possuídos de ira violenta e incontrolável.

Kaô Cabecile Xangô .... Que o seu axé nos oriente e não nos deixe cometer injustiças ......


Saravá ....
Axé a todos


Marcelo

3 comentários:

  1. Matéria muito boa, pois creio que ser justo é fundamental para todas as pessoas que tem uma religião em sua vida, pois não é fácil enfrentar todas as injustiças sem ter Xangô na vida como guia para o caminho certo.

    ResponderExcluir
  2. O arquétipo descrito é muito esclarecedor. Excelente texto.

    ResponderExcluir