segunda-feira, 7 de novembro de 2011


Exu é um dos grandes pontos de conflito na UMBANDA com relação a outras religiões, por falta de entendimento, pela ignorância e pelo preconceito.

Vamos falar a respeito:
Exu é bom ou ruim?
É necessário entender que no sincretismo afro-católico (imposto num processo de aculturação dos Negros pelos padres Católicos) os Orixás foram associados aos Santos Católicos e exu de maneira errônea foi associado ao demônio mas depois que compreendido percebemos a importância desta energia em nossas vidas pois já diziam os mais velhos na” Umbanda sem Exu não se faz nada”
Porque a maiorias das pessoas o associam a coisas ruins?
Exu é a entidade mais próxima do ser humano, e por esta proximidade é capaz de despertar em todos os mais variados sentimentos, por exemplo, o medo, Amor, Felicidade, curiosidade.
Afinal, Exu é o constante movimento, a circunferência, aquele que não tem começo nem fim. Exu tem uma missão a ser cumprida entre nós e com certeza não é a de fazer mal a ninguém, Ele é o guardião dos caminhos, emissário entre os homens e os Orixás, lutador contra o mau, sempre de frente, sem medo, sem mandar recado.
Exu trabalha nas leis da vida correndo o mundo pra ver se tudo está como deveria e nessas caminhadas quem com ferro fere com ferro será ferido.
Quem com fé pede a exu um bom emprego, amor,saúde?
Com certeza terá. E o preço por isso?
A lealdade a exu. Cuidado com exu tem de ser constante por isso é o primeiro a ser cultuado nos terreiros de umbanda e candomblé; para que fique na porta tomando conta de tudo que acontece. Se energia estiver ruim exu transformará em boa, pois está em constante mutação junto de Ogum protegendo os caminhos.
Exu, entidade.
Existem dois portadores do nome Exu. Um é o Orixá Exu. O outro são os Guias chamados de Exu (espíritos desencarnados que hoje em outro plano da vida continua a trabalhar para sua constante evolução) que vêm atuar em diferentes áreas das nossas vidas.
Seu jeito e seu trabalho.
Difícil definir exu, e creio que nem eles gostem de receber títulos por não se limitarem a palavras.
Como é exu?
Uma vez Meu exu de trabalho (Sr. Gato Preto) disse a seguinte frase:
-Posso ser o gato preto na encruzilhada, o vulto no meio da noite, a luz do meio dia ou o frio da madrugada. Posso estar em qualquer lugar!
Porém na maioria das vezes se apresenta como alguém que gosta de rir, brincar com as pessoas, dizer alguns palavrões, nem todos fazem isso, ser francos e diretos, não faz rodeios nem mente. Gosta de beber e fumar, ao contrário do que muitos pensam a bebida e o fumo são apenas ferramentas de trabalho, Caso não tenha bebida, ou fumo, ele trabalha do mesmo jeito, porque sua finalidade é ajudar àqueles que precisam.
Nesse trajetória dentro da umbanda aprendi que além de respeita los , eu os tenho por perto a proteção de exu é muito valiosa!


 Algumas informações de Exu:




Dia da semana:
Saudação:
Segunda Feira
Laroyê Exu


Cor:
Preto e Vermelho


Comida:
Exu é a boca que tudo come, mas sua principal oferenda é a farofa de dendê,cebola
e pimenta


Bebida:
Aguardente (podendo variar de acordo com a essência de cada Exu)


Locais de trabalho:
Encruzilhadas, Estradas, cemitérios e Bocas/Entradas de matas e Praças.


Alguns dos nomes que podem se apresentar: Exu tranca rua, Exu tiriri, Exu caveira, Exu Marabô ,
Exu 7 Encruzilhadas, Exu Veludo  , Exu Gato preto,Exu Mirim.


Assim é Exu.
As Vezes temido, as vezes amado, mas sempre alegre, honesto e combatente a maldade no mundo.
Laroyê Exu , Senhor dos caminhos ... Senhor do meu pulsar de vida!

Não quero com este afirmar que aminha verdade é única.Apenas é  o que eu acredito e vou divulgar enquanto Umbandista !


Referências: Acervo pessoal , Sites e blogs amigos , e a vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário